KWENDA – GOVERNADORA DO HUAMBO VISITA PONTOS DE PAGAMENTOS

    0
    207

    A governadora da Província do Huambo Lotti Nolika, visitou , nesta quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022, os pontos de Pagamentos das Transferências Sociais Monetárias, no Município de Londuimbali , no âmbito do Programa de Fortalecimento da Proteção Social – KWENDA.

    Londuimbali é o segundo Município que vê implementado o KWENDA, depois do Mungo, onde lançamento, e cujo acto público foi igualmente presidido pela Governadora Lotti Nolika, a 19 d Novembro, no bairro Vigilância, com 2411 beneficiários.

    Até ao momento, no Mungo e Londuimbali já foram pagos 61.288 Agregados Familiares.

    Para além das Transferências Sociais Monetárias, que consistem na atribuição trimestral de 25.500 Kz, às famílias abrangidas pelo Programa, o KWENDA tem a componente da Inclusão Produtiva, cujo objetivo é apoiar iniciativas económicas locais; a Municipalização da Acção Social, que se concretiza com a criação dos Centros de Acção Social Integrados ( CASI), visando aproximar os cidadãos aos serviços essenciais, como aquisição do Registo civil. Por último, mas não menos importante, a componente do Reforço do Cadastro Social Único, plataforma que reúne os dados dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade do qual o Estado traça as políticas públicas.
    Avaliado em 420 milhões USD, o KWENDA é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e atonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.