KWENDA: Fim de mais uma prestação das Transferências Monetárias a 6.438 Agregados Familiares no Curoca

    0
    323

    O Departamento do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, no Cunene, terminou, a 21 deste mês, a entrega de mais uma prestação das Transferências Sociais Monetárias aos 6.438 Agregados Familiares inscritos no Município do Curoca, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.

    Cada Família das duas comunas do Município, Oncócua e Chitado, recebeu 66 mil Kz, correspondentes a seis meses, a razão de 11 mil Kz mensais. Quanto aos Agregados que não receberam as primeiras prestações, receberam um acumulado de 132 mil Kz.

    Em representação do FAS, estiveram o Director naquela Província, Benvindo Chilunda, o Director do FAS na Lunda-Sul, João Mungongo, bem como técnicos e estagiários da Instituição, acompanhados dos membros da Administração Local, Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), órgãos de Defesa e Segurança e as comunidades locais.

    O KWENDA, presente em 63 municípios do País, tem, no Cunene, tem intervenção nos municípios do Namacunde, Ombadja e Curoca, visando apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.

    O FAS é o implementador do Programa, dotado de autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.