KWENDA: Famílias do Icolo e Bengo voltam a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias

    0
    259

    O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Proteção Social-KWENDA, está a realizar, desde 19 de Setembro de 2023, a entrega das Transferências Sociais Monetárias aos 17.696 Agregados Familiares seleccionados no Município do Icolo e Bengo, Província de Luanda.

     

    Até o momento, foram beneficiados na Comuna de Caculo Cahango 1.167 Agregados Familiares, sendo 541 homens ao passo que os 626 são mulheres.

     

    De salientar que cada Família levou para casa 66 mil kz, referentes a seis meses, o que correspondente a 11 mil kz por mês.

     

    De lembrar que, trata-se da quarta prestação às famílias. Actualmente o Programa KWENDA está presente em 68 Municípios do País. Iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, o KWENDA comportado quarto componentes:

    Transferência Sociais Monetária – que consistem na atribuição de uma renda às famílias;

    Inclusão Produtiva – com objectivo de incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento;

    Municipalização Acção Social, responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI), centros que estão a disponibilizar diversos serviços aos munícipes, como a viabilidades dos documentos pessoais, a exemplo de Cédula, Bilhete de Identidade, Intermediação de Conflitos, entre outros;

    Cadastro Social Único, componente que está a ajudar, no País, uma base de informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias. Essa base de dados irá auxiliar o Estado a traçar políticas públicas.

    Implementado pelo FAS, o KWENDA é avaliado em 420 milhões de USD, sendo 320 milhões de USD pelo Banco Mundial e 100 milhões de USD pelo Tesouro Nacional.