KWENDA: Cadastradas Famílias da Sede do Nzeto

    0
    276

    O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local na Província do Zaire encerrou, no último sábado, 04 de Março de 2023, o acto de cadastramento dos Agregados Familiares na Sede do Município do Nzeto.

    O cadastramento decorreu em bairros não abrangidos na fase Piloto. Em campo durante 10 dias, a equipa cadastrou um total de 4.706 Famílias distribuídas por 1.211 homens e 3.495 mulheres.

    Após cadastramento, as Famílias aguardam pela Validação Comunitária e Técnica, momentos que servem para rever quem entre os cadastrados preenche os requisitos necessários para ser seleccionado e beneficiar ddas Transferências Sociais Monetárias.

    Liderado pelo FAS, o cadastramento é feito casa a casa pelos Agendes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitários (ADECOS), tendo igualmente o suporte dos Técnicos das administrações municipais, Autoridades Tradicionais, entre outros agentes da comunidade.

    O KWENDA é da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Está avaliado em 420 milhões USD, sendo financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD do Tesouro Nacional.

    O Programa está a ser operacionalizado pelo FAS agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.