KWENDA: Oito Mil e 221 Agregados Familiares confirmam nomes em Cangula. 

    0
    295

    O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, na Província da Lunda Norte, iniciou com o processo de Validação Comunitária aos 8.221 Agregados Familiares cadastrado no Município de Caungula, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA

    A Validação Comunitária consiste na confirmação dos nomes dos Agregados Familiares seleccionados, através de uma lista colocada à disposição das comunidades cadastradas. Além do FAS, marcam presença na Validação Comunitária representantes de outros organismos, entre os quais os ligados à Educação, Saúde, Defesa e Segurança e membros da comunidade, além de Técnicos do da Administração Municipal e 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS). O objectivo é identificar os inelegíveis, com base nos critérios definidos. A seguir a esse processo, segue-se a Validação Técnica, que é feita apenas pelo FAS cujo objectivo é rever os mesmos processos, com vista a certificar-se de que o processo foi rigorosamente analisado. Só depois desses momentos é que é entregue o benefício às Famílias.

    Os 8. 221 Agregados Familiares foram cadastrados em 250 Aldeias e Bairros do referido Município.

    O KWENDA é um programa do Governo de Angola que visa apoiar as Famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. É implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituções de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza nas comunidades.