Fim da Validação das Famíliares em Bula Atumba e Nambuangongo

    0
    538

     

    O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local na Província do Bengo terminou, na última sexta-feira, 03 de Março de 2023, o processo de Validação Comunitária dos Agregados Familiares nos Municípios de Bula Atumba e Nambuangongo. A Validação Comunitária é a fase em que as Famílias cadastradas confirmam os seus nomes através de uma lista afixada num espaço público, com direito a reclamação ou pedido de esclarecimento.

     

    Com um total de 1321 Agregados Familiares validados nos dois Municípios de Bula Atumba, com apenas a Comuna Sede teve 606 validados. Já em Nambuangongo onde foram abrangidas as Comunas do Cage Mazumbo, Canacassala, Gombe, Muxaluando, Quixico, Quicunzo e Zala obteve 715 Agregados Familiares validados no processo.

     

    Os Agregados Familiares que neste acto foram validados beneficiarão de um valor de 51.000.00 Kwanzas correspondente à um semestre. A validação é o último elemento para que os mesmos sejam beneficiados com as Transferências Sociais Monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Proteção Social KWENDA.

     

    O KWENDA é da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Está avaliado em 420 milhões USD, sendo financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD do Tesouro Nacional.

     

    O Programa está a ser operacionalizado pelo FAS Agência Governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.