Xadrez na Comunidade apresentado no Cubal

0
179

 

O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local apresentou, ontem,19 de Maio de 2023, no Município do Cubal, Província de Benguela, o Xadrez na Comunidade, no quadro do Programa “Desporto e Cultura na Comunidade”.

O Programa de Xadrez nas Comunidades cuja implementação está a cargo do FAS, foi apresentado pela Directora Provincial do FAS em Benguela, Jasmim Ndatimana, e contou com as presenças do Administrador Municipal, Paulino Banja, do Presidente da Associação Provincial do Xadrez, Directores Municipais da Educação, Tempos Livres, Juventude e Desporto, Associações Municipais Desportivas, da Acção Social e Autoridades Tradicionais.

Na ocasião, Jasmim Ndatimana explicou que o objectivo do Programa passa por tornar a modalidade de Xadrez num instrumento de inclusão social, proporcionando um ambiente para que a criança se sinta mais incluída participe das outras actividades dentro da sua Comunidade.

Lançado em 2022, no Município do Ebo, Província do Cuanza-Sul, o Programa prevê 300 estudantes, numa primeira fase, provenientes das escolas do Ensino Primário, atingindo deste modo, um número total de 1000 estudantes em 2023.Tem como objectivo a massificação da modalidade e inclusão social com foco central em estimular as capacidades cognitivas dos alunos.

Para concretização do Programa, o FAS conta com o apoio institucional das respectivas Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que irão disponibilizar os formadores.

O FAS é uma agência governamental de combate à pobreza. Em coordenação com outras instituições, contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.