União Europeia visita projectos implementados pelo FAS no coração de Angola

    0
    40

    IMG_0765A gestora de projectos da Delegação da União Europeia em Angola, Susana Martins, realiza a partir desta quarta feira, dia 24, até o dia 27 deste mês uma visita de monitoria aos projectos implementados pelo Fundo de Apoio Social nas Província do Huambo e Bié.

    A visita orientada no acompanhamento das acções desenvolvidas no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento (PDL) FAS IV, lançado em 12 de Março de 2015 com um financiamento no valor de 30 milhões de euros da União Europeia, visa constatar em locos, as actividades até então realizadas a nível das três componentes do projecto, nomeadamente a de Construção de Infraestruturas (1), a de Desenvolvimento da Economia Local (2) e a componente de Reforço de Capacidades Institucionais (3).

    Para o primeiro do dia trabalho, a delegação em missão, manteve um encontro de cortesia com o Vice-Governador provincial do Huambo para o Sector Político e Social, Dr. Guilherme Tuluca, que deu as boas vindas aos visitantes, demonstrando sua satisfação pelos trabalhos que a equipa do FAS vem desenvolvendo a nível da sua província.

    Seguidamente, a equipa em visita, partiu para o município de Ecunha, onde após ter encontrado o seu Administrador, Sr. Eméterio Candumbo, para as boas vindas, deslocou-se para as comunidades de Sambulundo e Chava onde estão a ser construídas duas infraestruturas, uma escola de 4 salas e um posto de saúde respectivamente, ambas iniciadas em finais de abril deste ano.

    Visitadas as infraestruturas em construção, Susana Martins, alegou estar satisfeita com o nível de execução das obras, pelo que, os empreiteiros garantiram entregar as mesmas antes do prazo estipulado no contracto.

    No final da jornada, a equipa de monitoria, encontrou a Unidade Técnica da Administração do mesmo município, com a qual manteve uma conversa sobre o processo de capacitação daqueles quadros orientado pelo FAS. Os técnicos com a sua mestria, fizeram demonstrações do processo de elaboração do perfil municipal, bem como, apresentaram todas as questões pertinentes a tal processo.  Seguida das apresentações, a equipa sentiu-se satisfeita com a capacidade demonstrada pelos técnicos, incentivando-os a continuarem, bem como partilhar as experiências com os demais quadros naquela instituição e de Administrações vizinhas.

    Integram a delegação representantes da FIIAPP, da Direcção provincial do FAS e Administração Local.