União Europeia acompanha projectos do FAS no leste de Angola

    0
    25

    Mais saúde para a População de Luxe

    A Gestora de projectos sociais da União Europeia em Angola, Susana Martins, participa no período de 19 a 22 de julho do ano em curso, numa missão de monitoria aos projectos implementados pelo FAS nas províncias do Moxico e Lunda Sul.

    Como primeira paragem, a delegação testemunhou nesta quarta-feira 19, a inauguração de um posto de saúde na localidade de Luxe, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico), construído pelo Fundo de Apoio Social (FAS) com assistência técnica da FIIAPP, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local (PDL), com fundos da União Europeia (EU).

    O equipamento social, foi inaugurado pela vice-governadora do Moxico para o sector político e social, Adriana Sofia Cacuassa Bento, que dos compartimentos, possui dois consultórios, duas enfermarias, uma sala de partos, uma farmácia, casas de banho e sala de espera, de acordo os técnicos, a infraestrutura, tem capacidade para atender uma média diária de 50 pacientes, entre os cerca de 470 habitantes daquela localidade.

    Na ocasião, Suzana Martins, disse que, além do posto de saúde entregue à população de luxe, o FAS está comprometido também com outros projectos para a província do Moxico que serão visitados nesta missão, lembrou ainda, ser intenção da UE trabalhar para reduzir a pobreza nas comunidades em Angola.

    Testemunharam igualmente o acto, a delegação do FAS, encabeçada pelo seu  Director Geral, Santinho Figueira, a representante do Ordenador Nacional, Jerónima Warschke, a equipa da FIIAPP chefiada pelo responsável em Angola Josep Puig, membros do governo provincial e local, autoridades tradicionais.

    Para além de crianças, também estiveram presentes, jovens, mulheres, sobas e os anciãos daquela comunidade que de uma forma singela agradeceram pelo feito, regalando aos visitantes sorrisos, bem como produtivos agrícolas colhidos de suas próprias lavras.

    Terminado o trabalho de campo, a delegação em missão, teve um encontro técnico com a equipa provincial do FAS no Moxico, no sentido de perceber os trabalhos realizados pela equipa nas diversas componentes do projectos, com realce a componente três que engloba o trabalho de reforços de capacidades das Administrações municipais e os ADECOS, que serão alvos de visita a posterior.