Reabilitação de infraestruturas em fase conclusiva na Lunda- Sul.

0
73

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local efectuou, no dia 12 de Novembro de 2021,visita de constatação para aferir o grau de execução das obras em reabilitação no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento Local (PDL) no Município do Saurimo, Província da Lunda sul.


Tratam-se de postos de saúde no Bairro Camundambala, há 10 quilómetros do Município sede de Saurimo, Txizainga, há 4 quilómetros da sede do Departamento Provincial do FAS Lunda sul e a do Luari, esta última com uma distância de 12 km.
A visita encabeçada pelo Director Provincial da Lunda-Sul, João Mungongo, contou, igualmente, com os técnicos do FAS, o fiscal das referidas obras e o empreiteiro.

O PDL tem como finalidade apoiar o Governo na construção e/ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas no quadro da descentralização prevista, melhorar a qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais públicos básicos ao cidadãos. Constam igualmente dos seus objectivos fortalecer as capacidades institucionais locais para possibilitar aos municípios a gestão de recursos humanos e financeiros de forma responsável, fortalecer a capacidade dos cidadãos em participar da formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas e aumentar as oportunidades de emprego e de geração de rendimentos.

Financiado pelo Banco Mundial, o Programa é operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programa de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.