KWENDA – Caimbambo acolhe Municipalização da Acção Social

    0
    62

    O Município do Caimbambo, na Província de Benguela, acolhe, de 15 a 17 de Novembro de 2021, a capacitação de Técnicos da Acção Social, promovida pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, em parceria com o Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

    A acção formativa, que antecede o início do cadastramento das famílias no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, compreende, entre outros, os módulos sobre “Protecção Social em Contexto de Emergência”, “Gestão de casos Individuais, Gestão do CASI”, “Transferências Sociais Monetárias”, “Engajamento Comunitário em Situação de Distanciamento Físico em tempos da Covid-19” e “Municipalização da Acção Social”. Serão, igualmente, abordados temas como a Responsabilidade dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), as Micro-áreas e o seu mapeamento, bem como a Focalização Geográfica são outros temas a serem partilhados.

    A sessão de abertura estará a cargo do Vice-Governadora da Província de Benguela para Área Política Social, Lídia Amaro e contará, igualmente, com as presenças das autoridades locais e do Director Provincial do FAS em Benguela, Fernando Cristóvão.

    A Municipalização da Acção Social é efectivada através dos Centros de Acção Social Integrados (CASI), uma das componentes do Programa KWENDA, que inclui as Transferências Sociais Monetárias, a Inclusão Produtiva e o Fortalecimento do Cadastro Social Único.

    O KWENDA é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.

    O Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.