FAS entrega residência para professores no Tomboco

0
111

A comunidade de KINZAU, Município de Tomboco, Província do Zaire, conta, desde o dia 10 de Novembro do ano em curso, com uma residência do tipo T2, para professores, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Local – (PDL).

Coube ao Governador da Província, Pedro Makita Armando Júlia, fazer o corte da fita. O acto inaugural contou, igualmente, com as presenças das Vice – Governadoras Provinciais e demais membros das diferentes direcções Provinciais, Administradores Municipais e convidados.
A residência inaugurada está orçada em 29.890, 000,00 (Vinte e Nove Milhões, Oitocentos e Noventa Mil Kwanzas) e vai beneficiar os professores daquela localidade.
O PDL tem como objectivo apoiar o Governo na construção e/ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas no quadro da descentralização; Melhorar a qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais básicos ao cidadãos; Fortalecer as capacidades institucionais locais para possibilitar aos Municípios a Gestão de Recursos Humanos e financeiros de forma responsável. Fortalecer a capacidade dos cidadãos participar na formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas, outro objectivo, bem como aumentar as oportunidades de emprego e de geração de rendimentos.

Financiado pelo Banco Mundial, o Programa é operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.