FAS – Director geral constata grau de execução das instraestrutura no Huambo

0
99

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local (PDL), o FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, no Huambo, conta com projectos de construção e reabilitação de infraestruturas sociais, nomeadamente escolas, postos médicos e residências para professores. Recentemente, o Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, na companhia da Directora Provincial do FAS no Huambo, Chimuma de Oliveira, efectuou uma visita de campo às referidas obras, parte das quais no Município do Longonjo e no Município Sede do Huambo.
A nível de Longonjo constatou a construção de uma escola de 7 salas de aula e uma residência T2 para os professores localizada no bairro Elavoco, na Comuna Sede, bem como um posto de saúde localizado na Aldeia de Conusse-Bongo, tal como um centro médico. A nível do Município Sede visitou o andamento do projecto de reabilitação de um posto de saúde localizado no bairro do Quilombo e uma escola de 3 salas de aula localizada no bairro Benfica-Acumol.
Estas obras estão sobre tutela do FAS e enquadram-se no Projeto de Desenvolvimento Local-PDL, que tem como objectivo apoiar o Governo na construção e/ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas dentro quadro da descentralização prevista, bem como melhoria da qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais públicos e básicos aos cidadãos. Fortalecimento das capacidades institucionais locais para possibilitar aos municípios a gestão de recursos humanos e financeiros de forma responsável fortalecendo a capacidade dos cidadãos para participarem da formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas. O PDL alarga o âmbito operacional do FAS estendendo os serviços básicos para os municípios mais remotos ou mal servidos de Angola.
FAS- Instituto de Desenvolvimento Local é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programa de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.