Porto Amboim| Beneficiários da Inclusão Produtiva são capacitados

    0
    106

    Formação e Gestão de Negócios - 3150 munícipes do Porto Amboim, na província do Cuanza Sul, em situação de vulnerabilidade, selecionados no âmbito do projecto de Inclusão Produtiva, são alvo de um pacote de formações na vertente Profissional e em Gestão de Negócios.

    O evento, inscrito no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local, implementado pelo FAS com Assistência técnica da FIIAPP, financiado pela União Europeia, sendo o pacote certificado pelo INEFOP.

    As formações tiveram início no passado dia 12 de junho do corrente ano, sob orientação da equipa do FAS naquela província. Os formandos foram divididos em dois grupos, dos quais um, para pessoas que nunca tiveram uma actividade profissional (marinheiro de primeira viagem) no caso são 47 e, para aquelas que já desempenham uma actividade produtiva ou profissional que constituem um grupo de 103 beneficiários.

    Formação em Gestão de Negócios dos Beneficiários Iletrados com recursos a Imagens e DesenhosAos marinheiros de primeira viajem, pretende-se dota-los de conhecimentos e habilidades técnicas para a produção de bens e serviços. Os beneficiários deste pacote, recebem capacitação nas áreas de Corte e Costura; Beleza e Estética e Pastelaria e, após a formação, apresentarão os seus Planos de Aplicação Prática (PAP), onde deve constar os elementos essenciais para o início do seu próprio negócio.

    Aos que já exercem uma actividade produtiva, receberão as ferramentas para melhor gerir um negócio e, de igual modo, no fim da acção formativa, deverão elaborar um Plano de Melhoria de Negócios, onde se identifica as oportunidades de mercado que facilitam o crescimento do seu próprio negócio.

    De referir que, a Inclusão Produtiva é uma modalidade de transferência condicionada de activos (investimentos e meios) para facilitar o acesso das populações que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão das oportunidades de ocupação e renda. Na perspectiva do FAS, a Inclusão Produtiva, tem objectivos de, aumentar o rendimento das pessoas, melhorar as condições de vida das famílias e facilitar a ligação dos beneficiários ao mercado. (vide, Manual de Inclusão Produtiva do FAS, nas páginas 7 e 8).