ROSA DE CASTRO, UM EXEMPLO DE SUCESSO

    0
    51

    2Financiamento Matching Grants do projecto de Desenvolvimento local do Fundo de Apoio Social para projectos de melhoria de Negócios na Província do Huambo

    Rosa de Castro é o exemplo de sucesso do Projecto de Desenvolvimento Local do Fundo de Apoio Social, que com a sub componente de Desenvolvimento da Economia Local aposta em variáveis como o Matching grants, um procedimento assente na concessão de recursos financeiros em regime de parceria, onde a condição mor é a participação do beneficiário com um valor percentual de 20 por cento do valor global do Projecto de Melhoria de Negócios, que no seu caso, consiste numa pastelaria.

    Melhoria do produto, serviço e gestão

    O antes e agora do empreendimento de Rosa de Castro é simplesmente espectacular. A forma rudimentar de fritar bolinhos num fogareiro a carvão colocado num dos quartos que possuía na sua humilde casa, com riscos de queimaduras e poluição ambiental fazem parte do passado.

    Hoje a empreendedora dedica-se já à diversificação de produtos para conquistar o exigente mercado do Huambo, onde a qualidade dos seus bolos de baptizados, casamentos e outros artigos são tidos em conta e disputados pela clientela que possui.

    A melhoria das condições com o financiamento matching grants em espécie, traduz-se na aquisição de uma mesa apropriada, uma batedeira nova para massa fina, a utilização de um fogão multifuncional inox a gás e a electricidade que dão outra qualidade ao produto final.

    Outro aspecto que salta à vista é a melhoria na gestão do pequeno negócio. Rosa de Castro no âmbito do matching grants beneficiou de capacitações em contabilidade, um valor acrescentado, porque hoje faz o inventário das necessidades diárias, tem um arquivo de registos da empresa e processa salários para os quatro empregados da pastelaria que tem muitos clientes, recebe diariamente encomendas, já utiliza o sistema take away.

    Com o financiamento as condições de vida da beneficiária tomaram outro cariz. Hoje já consegue pagar o colégio para os seus três filhos, melhorou em muito as condições de habitabilidade e o espaço onde se dedica à profissão é aprazível.

    Finalidade do Matchings grants

    Dos objectivos a que o financiamento Matching grants persegue destacam-se: Potencializar factores que contribuem para a geração de desenvolvimento da população, nomeadamente, a criação de empregos, produtos de qualidade a bom preço e de fácil acesso, atracção de investimentos e o impulsionamento à economia local.

    IMG_4626Para o êxito do Projecto de Melhoria de Negócios aprovado por uma comissão que integra a administração municipal, do FAS e outros parceiros que legitimam o acto, o beneficiário é submetido a um treino, que o apetrecha de ferramentas para gerir o negócio, que depois de instalado, obtém assistência técnica regular e obriga-se ao consequente reembolso para o Fundo de Reinvestimento Produtivo.

    O Fundo de Reinvestimento Produtivo é um depósito de valores para suporte a um aumento da carteira de negócios, a um possível empréstimo bancário e/ou aplicação do mesmo para financiar pequenos negócios de outros potenciais empreendedores, sempre na linha do matching grants. Rosa de Castro cumpre mensalmente com as suas obrigações, depositando os valores a que se propôs para o FRP. Um caso de estudo, um sucesso.