FAS troca experiência sobre Desenvolvimento Local na Espanha

    0
    50

    IMG_20170612_123142Uma Delegação de altos dirigentes do Fundo de Apoio Social (FAS) esteve de 12 a 16 de Junho do ano em curso em  visita de intercâmbio sobre Desenvolvimento Local no Reino de Espanha.

    A delegação chefiada   pelo Director Geral, Dr. Santinho Figueira, acompanhado de  nove directores provinciais do FAS participaram  durante aquela semana, em primeira mão, de encontros de abordagens sobre  de desenvolvimento local em oito instituições espanholas.

    A visita organizada pela FIIAPP, em conjunto com a Universidade de Educação a Distância (UNED) e da Associação de Profissionais do Desenvolvimento Local (APRODEL), consta de um leque de acções no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local, implementado pelo FAS com assistência Técnica da FIIAPP e financiamento da União Europeia.

    Com a visita os participantes tiveram contactos com modelos de Agências de Desenvolvimento Local em Espanha, bem como métodos de trabalho e experiências de diferentes instituições espanholas, especialmente sobre  participação,  desenvolvimento rural, promoção do emprego, empreendedorismo e o uso e gestão da terra.

    De acordo com os participantes, espera-se que os conhecimentos  adquiridos no âmbito da visita, permitam que o FAS  produza  ideias sobre o papel da instituição e sua abordagem para o desenvolvimento local e  melhorias em termos de metodologias.

    Para além da  visita às oito instituições espanholas localizadas entre as comunidades de Madrid e Valência,  a FIIAPP, ao Instituto Nacional de Administração Pública (INAP), à Prefeitura de Denia e a Universidade Politécnica de Valência,  os dirigentes do FAS participaram igualmente dos seminários presenciais do Curso de Especialização Universitária “Desenvolvimento Local e Emprego” da UNED.