Nove mil e 167 famílias no Cuimba já beneficiam das transferências monetáeias

0
350


O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA arrancou ontém, 18 de Janeiro de 2022, na Comuna da Serra da Kenda, Município do Cuimba, Província do Zaire, com o processo das Transferências Sociais Monetárias aos Agregados Familiares cadastrados e validados nas quatro comunas que compõem o Município. Foram seleccionados para o Programa 9.167 Agregados Familiares, dos 10. 105 cadastrados.

O acto público contou com as presenças do Governador Provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, do Director províncial do FAS no Zaire, Mauríco da Costa, da Vice – Governadora para o Sector Social, Político e Económico da Província, Fernanda Deolinda Sumbo Guerra, do Administrador do Município, Afonso Nzolamesso, membros da sociedade cívil e das autoridades tradicionais.

O KWENDA teve o seu lançamento em Maio de 2020, no Município do Nzeto, Província do Zaire, onde até ao momento, foram beneficiados 18.504 Agregados Familiares.

Da iniciativa do Governo de Angola, o KWENDA tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, comportando quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, que, trimestralmente, atribuem 25.500 Kz a cada Agregado Familiar. A Inclusão Produtiva tem como objectivo apoiar as iniciativas económicas das famílias. O Programa comporta, igualmente, a Municipalização da Acção Social, que visa aproximar os serviços sociais aos cidadãos, bem como a componente do Reforço do Cadastro Social Único, a base de dados que reúne a informação dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade para que possam beneficiar das políticas públicas.

É financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional, totalizando 420 milhões USD.

É operacionalizado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.