KWENDA – Cuimba ganha CASI

    0
    132

    O Município do Cuimba, Província do Zaire, acabou de ganhar mais uma infraestrutura social que, de diversas formas, vai servir a comunidade. Foi inaugurado o Centro de Acção Social Integrado (CASI), no dia 18 de Janeiro de 2022, no quadro da implementação do Programa de Fortalecimento da Proteção Social-KWENDA.

    A cerimónia de inauguração foi Presidida pelo Governador da Província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia. Participaram da cerimónia o Director Provincial do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, Maurício Costa, e membros da administração local.

    O CASI é a materialização da componente da Municipalização da Acção Social, cujo objectivo é aproximar os cidadãos aos serviços essenciais, como aquisição de Registo de Nascimento, Bilhete de Identidade, bem como mediar conflitos de vária ordem nas comunidades, como fuga à paternidade, violência doméstica, violência contra a criança, violência contra a pessoa idosa, entre outros. Para além do CASI do Cuimba, a Província do Zaire conta de igual modo com o CASI do Nzeto, inaugurado na Fase Piloto do Programa.

    O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no país. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui na promoção do Desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.