FAS Angola

KWENDA: Validação no Nzeto

Depois do término da Validação Comunitária, onde as famílias confirmam se estão entre os seleccionados para as Transferências Sociais Monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, na Província do Zaire, deu início hoje, 11 de Abril de 2023, no Município do Nzeto, ao processo de Validação Institucional aos 5.202 Agregados Familiares cadastrados nos 11 Bairros pertencentes ao Município Sede.

Na Validação Institucional, o FAS confronta a lista das famílias com os dados proveniente de vários organismos, como os ligados a Educação, Defesa e Segurança, Saúde, entre outros.
Esta metodologia visa conferir o rigor do processo, atestando se possuem algum grau de vulnerabilidade ou pobreza, bem como se os mesmos são funcionários públicos ou privados ou tenham alguma fonte fixa de rendimento.

Estão envolvidos nesta empreitada, Membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social, Autoridades Tradicionais e Cordenadores dos bairros Seleccionados, Técnicos do FAS no Zaire, Técnicos do Gabinete da Acção Social Família e Igualdade de Gênero (GASFIG), Supervisores e Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS)

O KWENDA a nível do Zaire, abrange os municípios do Nzeto, Cuimba, Tomboco e Nóqui, sendo que, esta Validação enquadra-se na expansão do Programa.

Lançado a 30 de Maio de 2020 no Município do Nzeto, o KWENDA é um Programa do Governo de Angola, cuja execução está a cargo do FAS e visa apoiar famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional, prevendo apoiar em todo o País um total de 1.608.000 Agregados Familiares.