KWENDA – Retomam os pagamentos aos beneficiários do Quilengues

0
130

A equipa técnica do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local retomou, desde o dia 13 de Agosto de 2021, com os pagamentos das Transferências Sociais Monetárias (TSM) aos 19.505 agregados familiares cadastrados e validados no Município de Quilengues, Província da Huíla, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.

O pagamento aos Agregados Familiares do Quilengues teve início no dia 27 de Julho de 2021, e teve de ser interrompido para permitir a vacinação de todos os elementos envolvidos no processo, num total de 60 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), Supervisores Municipais, Técnicos do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, da Administração Municipal, Chefes de Povoação e Bairros, e garantir, assim, maior protecção dos intervenientes e das famílias.

Quilengues é o segundo Município da Província da Huíla a efectuar o pagamento das Transferências Sociais Monetárias, depois do Município da Cacula que entrou na fase piloto.

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, é uma iniciativa do Estado angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.

O Programa é operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.