KWENDA – Huambo acolhe workshop sobre violência doméstica

    0
    323

    A Província do Huambo acolheu, de 16 a 25 de Agosto de 2021, um workshop sobre violência doméstica baseada no género que ocorreu nos municípios alvos do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, das Províncias do Huambo, Bié e Cuando-Cubango.

    Durante esse período e com o objectivo de perceber as quantas andam essas zonas no que à violência doméstica baseada no género diz respeito, muitos foram entrevistos, entre os quais autoridades religiosas, tradicionais e das administrações municipais, no âmbito da Municipalização da Acção Social, uma das componentes do KWENDA.

    O evento contou com a presença da Directora do Gabinete de Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG), Fátima Cawewe, Consultoras do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, Helena Farinha e Anavilde Kassesa, respectivamente. Marcaram ainda pressnça Técnicos do MASFAMU, Margarida Leite, Mario Kingingu e Ricardo Siassingui, Estagiários do FAS, Técnicos do Centro de Acção Social Integrado (CASI) e Técnicos da Acção Social das três províncias.

    A Municipalização da Acção Social tem como objectivo, aproximar os cidadãos dos serviços sociais básicos por meio do Centro de Acção Social Integrado (CASI). O CASI é uma estrutura criada nos municípios alvos do KWENDA para prestar serviços sociais básicos aos cidadãos. No CASI são atendidas situações de vária ordem, nomeadamente, a viabilização do tratamento do registo civil, aconselhamento e intermediação a resolução de conflitos familiares.

    O evento terminou com Workshop aos técnicos do CASI sobre como prestar assistência à comunidade.

    O KWENDA é um programa do Estado angolano que visa apoior as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional.É operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui na promoção do Desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.