KWENDA-Famílias da Quilenda já beneficiam das Transferências Monetárias

    0
    102

    No quadro da implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, as famílias da Comunidade de Quirimbo, Município da Quilenda, Província da Cuanza Sul, foram as primeiras a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias, hoje, 03 de Maio de 2022.

    Um total de 1705 ( Mil e Setecento e Cinco) Agregados Familiares foram os primeiros a beneficiarem, nomeadamente, dos bairros da sede de Quirimbo, Lombe, Caquienda, Oca, Kipalanga e Bondo.

    Para chegar a esta etapa, o Programa percorreu 157 bairros, num cadastramento feito casa a casa, obedecendo uma metodologia rigorosa. Na Quilenda, as Transferências Sociais Monetárias estão a ser feitas em Cash.

    Para além das Transferências Sociais Monetárias, o Programa KWENDA comporta, igualmente, as componentes da Inclusão Produtiva, que tem como objectivo incluir as famílias em actividades geradoras de renda, entre as quais agricultura, comércio, artes e ofícios. A componente da Municipalização da Acção Social prevê aproximar os serviços sociais aos cidadãos, através da criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). Os CASI são infraestruturas sociais que irão viabilizar o tratamento de documentos essenciais como Bilhete de Identidade, Cédula, entre outros, bem como intermediar conflitos de vária ordem entre as populações.

    Já a componente do Cadastro Social Único tem como finalidade reunir informação sobre a pobreza no Município. Essa informação servirá de base para o Estado traçar as políticas públicas, podendo ainda fortalecer os mecanismos de intervenção do Sistema Nacional de Protecção Social.

    Operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, o KWENDA é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.