KWENDA EM LUANDA Transferências Sociais Monetárias chegam às famílias de Icolo e Bengo

0
49

Começaram a ser entregues ontem, 23 de Dezembro de 2021, as Transferências Sociais Monetárias aos 17.299 Agregados familiares seleccionados no Icolo e Bengo, Província de Luanda, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.

Icolo e Bengo é o segundo Município da Província de Luanda a beneficiar do Programa KWENDA, depois da Quiçama.

Iniciativa do Governo de Angola, o Programa KWENDA comporta três outras componentes além das Transferências Sociais Monetárias, nomeadamente a Inclusão Produtiva, que visa incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento. A Municipalização da Acção Social tem como objectivo aproximar os cidadãos aos serviços sociais como aquisição de Registo de Nascimento, Bilhete de Identidade, bem como intemediar conflitos de vária ordem nas comunidades. Por último, mas não menos importante, é o Cadastro Social Único, a base de dados que congrega as informações necessárias sobre os níveis de pobreza e vulnerabilidade que irá facilitar a criação de novas políticas públicas de combate à pobreza.


O KWENDA é avaliado em 420 milhões de USD, dos quais 320 milhões de USD provenientes do Banco Mundial e os restantes 100 milhões de USD provenientes do Tesouro Nacional.


O Programa é operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribuí para a promoção do desenvolvimento sustentável das Comunidades.