KWENDA – Direcção Geral do FAS ausculta Autoridades Locais do Curoca

    0
    89

    A Direcção Geral do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local manteve um encontro de auscultação, a 16 de Setembro de 2021, com as autoridades do Município do Curoca, Província do Cunene, com o objectivo de partilhar que modalidade deverá ser utilizada para a atribuição da componente das Tranferências Sociais Monetárias aos Agregados Familiares cadastrados e seleccionados pelo Programa de Fortalecimento da Protecção Social- KWENDA, naquela localidade.


    O encontro foi dirigido pelo Vice-Administrador do Curoca, Miguel Ngunga Tchitangua. Entre outros, a reunião contou com as presenças da equipa do FAS, liderada pelo seu Director Geral, Belarmino Jelembi, acompanhado da Directora Geral Adjunta para Área Técnica, Teresa Quivienguele, e da Directora Provincial do FAS no Cunene, Pancrácia Hossi, contando igualmente com a presença de membros da Administração Municipal, com as Autoridades Tradicionais e Religiosas, bem como responsáveis do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher e parceiros locais envolvidos na implementação do KWENDA.
    No Curoca, foram cadastrados 9.270 Agregados Familiares, estando neste momento na fase da selecção.

    O KWENDA é um programa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País, com quatro dimensões, sendo: as Transfrerências Sociais Monetárias, que visam atribuir 25.500 Kz trimestrais às famílias; Inclusão Produtiva cujo objectivo é incluir as famílias em actividades geradoras de renda; Municipalização da Acção Social, que se concretiza com a criação do CASI- Centro de Acção Social Integrado, que tem como objectivo aproximar os cidadãos dos serviços sociais; e o Reforço do Cadastro Social Único, que é a base de dados que irá servir de base para as políticas públicas.

    O Programa é operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidede jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programa de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.