Direcção do FAS constata grau de execução de obras financiadas no Cunene

0
182

Uma delegação do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, chefiada pelo seu Director Geral, Belarmino Jelembi, efectuou, nos dias 15 e 16 de Setembro de 2021, uma visita de constatação às obras de reabilitação e construção de infraestruturas financiadas pelo FAS nos Municípios de Ombadja e Curoca, Província do Cunene, no quadro da implementação do Projecto de Desenvolvimento Local-PDL.

Cerca de nove infraestruturas que estão a ser reabilitadas mereceram a atenção da delegação, que integra ainda a Directora Geral Adjunta para a Área Técnica, Teresa Quivienguele, entre as quais a Escola do Ensino Primário, Simione Mucune, na Comuna de Xangongo, Diques de retenção de água, na Comuna de Naulila, um Posto de Saúde e uma Residência, na Comuna de Mucope e Represa de água, na Comuna de Umbi, Município de Ombadja. Do mesmo modo, na Comuna de Oncocua, Município do Curoca, foram visitados uma Represa e um Dique de retenção de água. Nos dois Municípios, as obras encontram – se em fase de conclusão.

O Projeto de Desenvolvimento Local-PDL tem como finalidade apoiar o Governo na construção e/ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas no quadro da descentralização prevista; Melhorar a qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais públicos básicos ao cidadãos; Fortalecer as capacidades institucionais locais para possibilitar aos Municípios a gestão de recursos humanos e financeiros de forma responsável; Fortalecer a capacidade dos cidadãos participar na formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas; e Aumentar as oportunidades de emprego e de geração de rendimentos.

Financiado pelo Banco Mundial, o Programa é operacionalizado pelo FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programa de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.