REPÓRTERES COMUNITÁRIOS EM VISITA GUIADA AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA TPA

0
170

Os 38 novos Repórteres Comunitários que participaram da formação em Comunicação Institucional, promovida pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, que teve lugar na Cidade de Malanje, de 24 a 29 de Junho, visitaram o Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA).
Recebidos pelo Coordenador de Conteúdos, Filó Venâncio, este quadro veterano começou por contar a história daquela estação e o seu dia-a-dia. Existente desde 1991, passou por várias fases até chegar a Centro de Produção. Desde a captação à edição de imagem, os Repórteres Comunitários, Técnicos e Estagiários do FAS tiveram a oportunidade de conhecer a cadeia de produção das notícias.
Na sequência da visita, a equipa foi recebida pelo Director Provincial da estação, Eliseu Botelho, culminando com um encontro na Sala de Reuniões.
Repórter Comunitário é um Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) que, além do papel que já desempenha na comunidade, nomeadamente, “ponte” entre esta e o Estado, bem como as Organizações Não Governamentais, reporta, directamente, à Área de Comunicação do FAS, as Histórias de Sucesso resultantes das acções da Instituição.
Participaram Repórteres de Luanda, com dois, e as demais províncias com quatro cada: Cabinda, Malanje, Luanda-Norte, Luanda-Sul, Moxico, Cuanza-Norte, Zaire, Uíge e Bengo. A primeira equipa de Repórteres foi constituída em 2023, na Cidade do Lubango, pelas províncias de Benguela, Huambo, Cunene, Namibe, Huambo, Cuanza-Sul, Cuando-Cubango e Huíla, perfazendo um total de 24.