FAS conclui formação de ADECOS no Município do Seles

0
179

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, realiza, desde o dia 09 de Setembro de 2021, uma acção de formação dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), no Município do Seles, Província do Cuanza – Sul.

Dirigida para 43 participantes seleccionados na segunda fase e que ainda não tinham beneficiado de todos os módulos, tendo sido capacitados apenas em algumas matérias, a formação, que decorre até ao dia 24 de Setembro de 2021, é facilitada pelos Supervisores Municipais e visa cumprir com os outros módulos previstos no pacote formativo dos ADECOS, entre os quais, a Comunicação para a mudança de comportamento, Segurança Alimentar e nutricional, Acompanhamento infantil pelo ADECOS, Desenvolvimento Comunitário, acompanhamento do ADECOS sobre prevenção de tuberculose, HIV – SIDA,  maternidade segura, Associativismo, higiene pessoal  e comunitária, respostas às emergências, entre outros. Após concluírem a formação, vão se juntar ao grupo de 30 ADECOS já existentes no Município.

O ADECOS é o elo entre a administração pública e as comunidades, através de acções sectoriais que atendem as questões de ordem social e económica. É um membro da comunidade, com idade compreendida entre 18 e 60 anos, com formação académica mínima correspondente à 6ª classe. Vive na zona onde trabalha e conhece as condições locais, sente os mesmos problemas, fala a língua local e conhece os hábitos e costumes da zona.

Actualmente, os ADECOS encontram-se engajados em acções de apoio às famílias no acesso aos serviços sociais básicos (água, saneamento, educação, segurança alimentar, protecção social, preservação ambiental, etc.). Está igualmente engajado no Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.