KWENDA – De volta a Calandula

    0
    104

    A FAS- Instituto de Desenvolvimento Local regressou ao Município de Calandula, Província de Malanje para dar continuidade ao processo das Transferências Sociais Monetárias no âmbito do KWENDA- Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, às famílias seleccionadas naquela circunscrição.

    As equipas do FAS e Agentes de Desenvolvimento Sanitário e Comunitário (ADECOS) já passaram pelas aldeias de Buanza, Matombe, Guiri Cambonzo, Quirimba II, Yuquissa, Carianga, Bingue, Mundo e Bingue. Passaram igualmente pelas aldeias de Catolo Cabissa, Cota Jingambo e Santa Maria, onde já foram abrangidos 11.693 Agregados Familiares dos quais 7.376 são mulheres.

    O KWENDA em Malanje já foi implementado em quatro municípios, nomeadamente, Cambundi Catembo, Quirima, Luquembo e Calandula, onde várias famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade foram contempladas com as Transferências Sociais Monetárias.
    O Programa é de iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.
    É implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.