KWENDA- Continuam as transferências monetárias às famílias da Cacula

0
128

No âmbito da expansão do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, prossegue a atribuição das Transferências Sociais Monetárias aos Agregados Familiares em situação de pobreza e vulnerabilidade da Comuna de Tchituto, Município da Cacula, Província da Huíla.

Para além da Comuna do Tchituto, fazem parte da fase de expansão do Programa na Cacula, as Comunas de Cacula Sede, Viti Vivali, Tchikuaqueia que perfazem um Total de 27.194 famílias inscritas nos 303 bairros e aldeias das quatro comunas.

As Transferências Sociais Monetárias, uma das componentes do Programa, consistem na atribuição de 25.500 Kz trimestrais aos Agregados Familiares seleccionados. No caso da Comuna do Tchituto, as Transferências Monetárias estão a ser feitas por meio de um correspondente bancário, em que são atribuídos cartões multicaixa aos beneficiários e estes, por sua vez, dirigem-se ao correspondente bancário de onde recebem o dinheiro. 

O KWENDA comporta ainda as componentes da Inclusão Produtiva, que consiste na inclusão dos beneficiários em actividades geradoras de renda. No Município da Cacula já foram entregues seis (6) toneladas de sementes de feijão, milho, massango e massambala, e prevê incluir até o final do Programa 3.980 beneficiários. A Municipalização da Acção Social tem o objectivo de aproximar os serviços sociais aos cidadãos, através da criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). A Cacula já conta com um CASI em funcionamento. Quanto ao Reforço do Cadastro Social Único, é uma base de dados que irá reunir os dados dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade através dos quais se irá traçar as políticas públicas. 

O KWENDA é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.

O Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades