KWENDA BENEFICIA COMUNIDADE SAN NO CUANDO CUBANGO

    0
    38

    O Programa de Fortalecimento da Protecção Social- KWENDA chegou, na semana passada, aos Agregados Familiares da Comunidade San, fazendo entrega das Transferências Sociais Monetárias na localidade de Mplai Mplai e na Regedoria de Tchingundo, há cerca de 86 quilómetros da sede Municipal do Cuito Cuanavale, Província do Cuando Cubango.

    Cada Agregado Familiar beneficia do valor trimestral de 25.500 Kz.
    Além das Transferências Sociais Monetárias, o KWENDA engloba a Inclusão Produtiva, cujo objectivo é inserir as famílias dos municípios alvo do Programa em actividades geradoras de rendimento. A Municipalização da Acção Social através da criação dos Centros de Acção Social Integrados (CASI), é outra componente, que visa aproximar os cidadãos dos serviços sociais, como aquisição de Registo de Nascimento, Bilhete de Identidade, Registo Civil, bem como mediar conflitos de vária ordem, fuga à paternidade, violência doméstica, violência contra a criança, violência contra a pessoa idosa. E o Cadastro Social Único, a base de dados que congrega informações sobre a pobreza e vulnerabilidade no País, é a quarta componente do KWENDA, que irá servir de base para a elaboração de estratégias de políticas públicas.

    O KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País.
    Avaliado em 420 milhões de USD, dos quais 320 milhões USD são financiados pelo Banco Mundial e 100 milhões de USD provenientes do Tesouro Nacional.

    O Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para desenvolvimento sustentável das comunidades.