KWENDA- Conclui segundo pagamento nos Dembos

    0
    318

    O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, concluiu, nas Comunas de Quibaxi, Parede, Piri e Coxe, no Município dos Dembos, Província do Bengo, a segunda etapa da atribuição das Tranferências Sociais Monitárias aos 1877 Agregados Familiares seleccionados para o Programa.


    A componente das Transferências Sociais Monitárias prevê a atribuição de 8.500 Kz mensal a cada Agregado Familiar seleccionado, entregues trimestralmente no valor 25.500 Kz, durante um ano em 4 prestações. No Caso do Bengo, as Transferências Sociais Monetárias estão a ser feitas por telemóvel.


    O pagamento por telefone “mobile money” é feito por intermédio de um código enviado por mensagem para o telefone do beneficiário, atribuído pelo Programa, com o qual se dirige a um agente autorizado para o levantamento do respectivo valor. Com isso, além do valor monetário, o beneficiário passa a ser o proprietário do telemóvel, podendo usufruir das suas vantagens. 


    O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.


    O Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.