KWENDA – Chegou a vez da Bibala

    0
    163

    O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, iniciou, a 15 de Dezembro de 2021, o cadastramento dos 2.770 Agregados Familiares do Município da Bibala, Província do Namibe.
    As equipas, compostas por Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário – ADECOS, e de técnicos e estagiários do FAS estão a fazer o cadastramento porta – a – porta nos bairros e aldeias, como tem sido nos demais municípios.
    Até ao momento, já foram cadastradas 1293 famílias. De salientar que a Bibala é o segundo Município da Namibe a entrar no Programa, depois do Virei onde foram beneficiados 6.025 Agregados Familiares.
    Da iniciativa do Governo de Angola, o Programa KWENDA é operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa que, em coordenação com outos Programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável. O KWENDA comporta quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, que atribuem 25.500 Kz a cada Agregado Familiar trimestralmente. A Inclusão Produtiva, que tem como objectivo apoiar as iniciativas económicas das famílias. O KWENDA comporta, igualmente, a Municipalização da Acção Social, que visa aproximar os serviços sociais aos cidadãos, bem como a componente do Reforço do Cadastro Social Único, que é a base de dados que reúne os dados dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade para que possam beneficiar das políticas públicas.