FAS promove encontro de auscultação aos ADECOS no Zaire

0
110

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local promoveu, recentemente, na Província do Zaire,  um encontro de auscultação aos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS). O evento, que decorreu  no auditório da MEDIATECA do Município do Soyo, serviu não só para auscultar as várias preocupações dos ADECOS, como para encorajá-los a continuarem a desempenhar o seu papel. Marcaram presença no encontro,  ADECOS dos municípios Sede, Tomboco e Cuimba.

Estiveram ainda presentes, representantes da PSI-ANGOLA Mentor Initiative, Supervisores, Membros das Administrações Municipais,   bem como o Ponto Focal dos ADECOS  do Ministério da Saúde e Estagiários do FAS.

Os ADECOS exitem desde 2014 e têm sido peça fundamental para o sucesso de vários programas implementados pelo FAS. Actualmente o país conta com 1.391 ADECOS envolvidos no Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, onde aparecem nas primeiras linhas de contacto com  as comunidades beneficiárias.

A Província do Zaire conta com 80 ADECOS, sendo 32  no Município do Nzeto e 50 no Cuimba.  ADECOS é um membro da comunidade, com idade compreendida entre 18 e 60 anos, com formação académica mínima correspondente à 6ª classe. Vive na zona onde trabalha, conhece as condições locais, os principais problemas e fala a língua local.