KWENDA é lançado na Bibala

0
163

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, teve o seu lançamento nesta terça – feira, 14 de Dezembro de 2021, no Município da Bibala. Da iniciativa do Governo de Angola, o KWENDA tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade,  comportando quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, que trimestralmente,  atribuem 25.500 Kz a cada Agregado Familiar. A Inclusão Produtiva tem como objectivo apoiar as iniciativas económicas das famílias. O KWENDA comporta, igualmente, a Municipalização da Acção Social, que visa aproximar os serviços sociais aos cidadãos, bem como a componente do Reforço do Cadastro  Social Único, que é a base de dados que reúne os dados dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade para que possam beneficiar das políticas públicas.

Estiveram presentes no acto inaugural do KWENDA, o Administrador  municipal em exercício, Jandir Eduardo, a Directora do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local – no Namibe, Nayole de Araújo, técnicos  e estagiários da mesma instituição, supervisores dos municípios da Bibala, Virei e Camucuio, autoridades tradicionais e membros da sociedade cívil.

Na sequência do lançamento do Programa, decorre a formação destinada a 56 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário – ADECOS, que tem como objectivo aprimorar conhecimentos ligados ao Diálogo Comunitário, que é a interação entre os ADECOS e as equipas do FAS com as Comunidades. Na mesma formação, aprende-se a fazer o cadastramento. Desta forma  Bibala se torna no  segundo município da Província a entrar no Programa.

O KWENDA é operacionado pelo Instituto de Desenvolvimento Local –FAS, com a agência dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, que , em coordenação com os outros programas de combate à pobreza, contribui na promoção do Desenvolvimento sustentável e redução da pobreza. Está avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD provenientes do Banco Mundial e 100 milhões do Tesouro Nacional