KWENDA- GAMBOS JÁ CADASTROU 8.289 FAMÍLIAS

    0
    55

    Dos 28.459 Agregados Familiares previstos para serem cadastrados nos 175 bairros e aldeias do Município dos Gambos, Província da Huíla, o Programa de Fortalecimento da Protecção Social- KWENDA, já cadastrou 8.289.

    O processo, que começou no dia 26 de Novembro do corrente ano, além dos técnicos do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, conta com estagiários da mesma instituição, técnicos da Administração Municipal, Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e cadastradores contratados.

    Na Huíla, para além do Município dos Gambos, o Município de Quilengues já beneficia das Transferências Sociais Monetárias, uma das componentes do KWENDA, e dos dos Serviços do Centro de Acção Social Integrado (CASI), bem como do Município da Cacula.

    Um dos grandes desafios que a equipa está a enfrentar tem a ver com os acessos e a dispersão das aldeias.

    O processo de cadastramento é feito casa a casa nas aldeias e bairros seleccionados pelos critérios que colocam os Gambos no quintil 5 de pobreza, ou seja, dos mais pobres do País, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE)

    O KWENDA é um programa do Governo de Angola que visa apoior as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional.

    É operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui na promoção do desenvolvimento sustentável.