O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local alcançou, ontem, 26 de Junho de 2023, um total de 85.000 Agregados Familiares cadastrados no Município do Bailundo, Província do Huambo, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Proteção Social-KWENDA.
A equipa do FAS, representada pela Directora Provincial, Chimuma de Oliveira, em
colaboração com Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário, (ADECOS) e cadastradores, passou por 25 aldeias do Município, cadastrando as famílias. Após o cadastramento, seguem-se as validações Comunitária, Institucional e Técnica, fases que têm como objectivo retirar os inelegíveis para as Transferências Sociais Monetárias.
Iniciativa do Governo de Angola, o Programa KWENDA tem como objectivo apoiar 1.608.000 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, cuja implementação está a cargo do FAS, agência governamental de combate à pobreza.
Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD pelo Estado angolano. Face à retirada gradual da subvenção aos combustíveis, o Governo tomou como uma das medidas, anualmente, alocar ao Programa 75 mil milhões Kz até durar a medida, a contar de 2023.
De acordo com a mesma medida, os valor das Transferências Sociais Monetárias passou para 11 mil Kz mensais para cada família, ao contrário de antes que era 8.500 Kz.
Os 75 mil milhões Kz anuais correspondem a um aumento de 241 mil Agregados Familiares, além dos previstos.