KWENDA: Bailundo já conta com 40.083 Famílias cadastradas

    0
    261

     

    O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local no Município do Bailundo, Província do Huambo, já cadastrou 40.083 Agregados Familiares, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social KWENDA

    As equipas de cadastradores já passaram pelas aldeias de Luvemba, Lunge e Bimbe, esta que é a última a ser cadastrada, um total de 7.013 Famílias.

    De acordo com a Directora Provincial do FAS no Huambo, Chimuma de Oliveira, o número de Famílias cadastradas vai subindo conforme o decorrer do Processo, já que há ainda zonas por cadastrar.

    É de salientar que no Huambo o Programa já abrange os municípios do Mungo, Cachiungo e Londuimbali, onde Famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade foram beneficiadas pelas Transferências Sociais Monetárias.

    Em vigor desde 2020, o KWENDA é um programa do Governo de Angola e comporta quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, que atribuem uma renda às Famílias. O KWENDA tem de igualmente a componente da Inclusão Produtiva, cujo objectivo é apoiar iniciativas económicas das Famílias. A Municipalização da Acção Social concretiza-se com a criação dos Centros de Acção Social Integrados ( CASI). Esta tem como papel aproximar os cidadãos aos serviços essenciais, como aquisição do Registo Civil. Por último, a componente do Reforço do Cadastro Social Único, plataforma que reúne os dados dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade através do qual o Estado traça as políticas públicas.