FAS visita Cidadela Jovens de Sucesso no Uíge

0
508

 

A equipa do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local no Uíge, liderada pelo Director Provincial, Nanizaiawo Capitão, visitou, na última terça feira, 07 de Março de 2023, a Escola Rural de Capacitação de Artes e Ofícios, Dr. Luther Rescova, no Município de Cangola, Província do Uíge.

A visita decorreu à margem dos processos de Validação Comunitária e Institucional das listas provisórias dos Agregados Familiares cadastrados no Município para o Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, levados a cabo pelo FAS. O encontro serviu para conhecer a escola, perceber quais os cursos administrados e as linhas de uma futura colaboração entre as duas instituições.

Com capacidade para 120 estudantes provenientes de várias aldeias do Município e não só, a também conhecida “Cidadela Jovens de Sucesso”, possui uma sala para a prática de música e dança, internato para estudantes do sexo feminino, sendo os do sexo masculino externos. Administra os cursos de Corte e costura, Assistente de Educadora de Infância,
Secretariado, Hotelaria e Turismo, Mecânica Automóvel, Informática, Canalização e Serralharia.
Tem na gestão a Irmã Nazaré, da Congregação das Irmãs da Misericórdia. Os cursos têm a duração de três anos e têm como público-alvo crianças dos 12 aos 16 anos, seguindo o ciclo do Ensino Geral da Sétima, Oitava e Nona Classes. Com forte componente prática, além dos curtos administrados, abrange as Técnicas de Agricultura e Noções de Criação e Gestão de Pequenos Negócios.

A par do FAS, participaram da visita, que teve como guia André Ponte, representante da empresa Focus Education, o Assessor da Administradora Municipal de Cangola, Ricardo Zequiel Barros Guengue, e o Director Municipal da Acção Social, Pedro Sebastião.