KWENDA – Arranca a Validação Institucional das listas em Cangola

    0
    284

     

    O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local deu início, na última segunda – feira, 06 de Março de 2023, ao Processo de Validação Institucional das listas provisórias dos 12.405 Agregados Familiares cadastrados no Município de Cangola, Província do Uíge.

    Depois da Validação Comunitária realizada no Município de 26 de Fevereiro a 03 de Março, onde 12.202 Agregados Familiares realizaram a prova de vida, dos 12.405 previstos, a equipa, em parceria com as Instituições Públicas do Município, iniciou o cruzamento dos dados dos cadastrados. O processo vai permitir a identificação e posterior exclusão dos inelegíveis para as Transferências Sociais Monetárias, de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionários públicos, professores, Agentes da Polícia Nacional, médicos, reformados e pessoas que tenham fonte fixa de rendimento.

    Antes dos trabalhos, a equipa teve um encontro com a Administradora Municipal de Cangola, Teresa Daniel João Pinto, que recebeu explicações sobre o processo e a razão da realização da Validação Institucional.

    O Programa KWENDA é iniciativa do Governo Angolano que visa apoiar as Famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. É financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional, totalizando 420 milhões USD.

    É operacionalizado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, o FAS contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.