Fim da formação de Supervisores de ADECOS no Zaire 

0
113

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local encerrou a Acção Formativa dirigida aos Supervisores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) das províncias do Uíge, Bengo e Zaire. Com duração de 24 dias, a formação teve lugar ni Município do Nzeto, Província do Zaire e enquadra-se na estratégia do FAS, em capacitar esses agentes importantes para a vida das comunidades.

Os formandos absorveram conhecimentos em Saúde, Agricultura e Acção Social. Além do conteúdo, partilharam igualdade a metodologia a usar no dia-a-dia das comunidades, na implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, bem como a assistência técnica aos ADECOS.

A formação, cujo encerramento teve lugar a 28 de Outubro último e presidida pelo Vice Governador para o Sector Político Social e Económico do Zaire, Afonso Nzolamesso, foi igualmente presenciada por várias entidades locais, como o Administrador Munucipal do Nzeto, a Directora do Gabinete da Acção Social Família e Igualdade do Género, Directores Municipais, Directores do FAS Uíge, Bengo e Zaire, Estagiários, Supervisores dos ADECOS, Formadores e convidados.

O FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.