FAS reúne com parceiros para apresentação de resultados e análise da implementação da política dos ADECOS

    0
    35

    O Fundo de Apoio Social (FAS) reuniu hoje quinta-feira, dia 28 de junho de 2018, com parceiros para apresentação dos resultados e efeitos da implementação da Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS), no auditório do IFAL (Instituto de Formação da Administração Local), em Luanda.

    IMG_1857O acto contou com abertura do Director Geral do FAS, Dr. Santinho Figueira, enquanto Coordenador Nacional da implementação da política, que na ocasião fez um enquadramento da Política, antecedentes e perspectivas de expansão para todo território nacional. Sublinhou igualmente a importância da contribuição, quer metodológica, quer financeira dos diferentes actores envolvidos no processo para implementação com êxito  do programa ADECOS.

    A agenda de trabalho, para além da apresentação dos resultados e efeitos da implementação do programa, constou de  informações sobre os três processos de avaliação da fase piloto do programa ADECOS (programática, gestão de caso de malária, análise de custos de implementação da estratégia dos ADECOS), a expansão geográfica do programa; bem como o Plano de formação dos ADECOS, ministrado pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).

    De referir que, a PNADECOS está alinhada com os Objectivos Nacionais de Médio e Longo Prazo e obedece aos objectivos e princípios definidos no Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola (PND) 2013-2017, por intermédio do Plano Nacional Estratégico da Administração do Território 2015-2025 e no Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) 2012-2025.

    Entretanto,  a implementação sustentável da política, requer uma integração multissectorial permanente, salvaguardada pelos Ministérios e organismos não governamentais afins e efectivação pelos Governos Provinciais e as Administrações Municipais, tendo como base de coordenação e administração municipal,  a Unidade Técnica Municipal, da qual os supervisores municipais dos ADECOS fazem parte integrante.

    O programa ADECOS abarca um total de 23 municípios, num exercício em que abrange todas as províncias do país, conta com o financiamento do Executivo angolano,  do Banco Mundial, União Europeia, Fundo Global, USAID e a Fundação Bill Gates.

    O acto contou com as presenças do Direcção Geral do IFAL, representantes da FIIAPP, Visão Mundial, UNICEF, USAID, ADPP, PSI, Directores provinciais e técnicos do FAS, entre outros.