ADECOS || Capacitação de novos Formadores/Supervisores

    0
    82

    O Fundo de Apoio Social (FAS), em parceria com o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), no quadro da expansão da Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário – PNADECOS, realizou ontem dia 13 de Agosto de 2018, pelas 10 horas, a cerimónia de abertura da formação de formadores/supervisores dos ADECOS, nas instalações do IFAL, em Luanda.

    Formação supervisores - ADESOS FASO evento presidido pelo Director  Geral FAS, Dr. Santinho Figueira, marca o início de mais um acto formativo que decorre no período de 13 de Agosto à 8 de Setembro do presente ano, destinado aos Supervisores que são: técnicos de saúde, da agricultura e  também para a primeira semana participantes da unidade técnica da administração e supervisores da malária em cada um dos municípios seleccionados, totalizando quatro (4) participantes por cada município.

    De modo a dar continuidade à implementação e expansão do projecto de ADECOS a nível nacional prevê-se a inclusão de novos municípios nas províncias do: Zaire, Luanda, Malanje, Moxico, Lunda-Norte, Bengo. Totalizando 17 novos municípios perspectivando ainda a inserção de novos Supervisores e Agentes substitutos nos municípios que já fazem parte do projecto financiado pelo Banco Mundial, Fundo Global e Governo de Angola através do FAS/MAT e conta de igual modo com Doação da União Europeia.

    Após a formação, que terá uma carga horária de 150/h, os Formadores/Supervisores terão a responsabilidade de replicar os conteúdos ministrados aos ADECOS dos seus respectivos municípios.

    O IFAL, de acordo com a Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS) tem a missão de assegurar a formação dos Supervisores/Formadores e dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) em todo o país.  A formação é um factor importante e contínuo no reforço das capacidades dos ADECOS, englobando vários aspectos práticos sobre desenvolvimento comunitário e sanitário.

    A PNADECOS, constitui a reafirmação do compromisso de expandir os serviços sociais a todas as comunidades e de estimular o seu desenvolvimento, especialmente das mais pobres.

    Participaram igualmente da cerimónia o Coordenador de projectos da Visão Mundial, Dr. Alfredo Francisco,  equipa da FIIAPP, técnicos do IFAL e Convidados.