FAS promove Cinema Comunitário nas aldeias do Uíge

0
28

FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, no Uíge, promove, desde Julho de 2022, um projecto que visa levar cinema às comunidades locais.

A iniciativa tem como objectivo levar a cultura às comunidades, uma acção desenvolvida durante a implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

O Programa, da iniciativa do FAS no Uíge, arrancou na sede da Regedoria do Nsundi, e esteve, durante o mês de Agosto, nas aldeias de Makoko e na Sede da Comuna do Quivuenga, no Município do Songo.

Para a estreia das sessões, que foram assistidas por mais de 400 pessoas, entre adultos e crianças nas três aldeias, foi escolhido o filme Black Panther, também conhecido como WAKANDA FOREVER, um filme de super-herói americano de 2018.

A escolha do filme WAKANDA teve como objectivo criar nas crianças referências de heróis negros.

Antes de cada sessão, a equipa faz uma breve apresentação e explicação do filme aos presentes, em particular às crianças, fazendo-os perceber que devem estudar para que quando forem adultos, criem tecnologias como as de WAKANDA e contribuam para o desenvolvimento das suas comunidades.

Vale lembrar que é missão do FAS, entre outros, promover o desenvolvimento das comunidades e da inclusão social através da cultura e entretenimento.