FAS partilha experiência do KWENDA no Huambo

0
62

O FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, participou ontem, 20 de Setembro de 2022, na Província do Huambo, de um Workshop sobre a Análise da Implementação dos Programas Públicos de combate à pobreza. Representado por técnicos e estagiários, o FAS partilhou experiência da implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social- KWENDA, que neste momento está a ser implementado em 54 municípios, cinco dos quais da Província do Huambo, nomeadamente o Mungo, Baiulundo, Londuimbali, Ecunha e Cachiungo.

A partilhar de informação surge no âmbito do reforço institucional e intercâmbio com outras instituições de combate à pobreza. O Evento foi monitorado pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) e contou com as presenças dos técnicos do FAS, INAPEM, PRODESI e ADRA.
O KWENDA é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.
O Programa comporta quarto Componentes:Transferências Sociais Monetárias que prevê para cada Agregado Familiar seleccionado a atribuição de uma renda. A Inclusão Produtiva, com objectivo de incluir as famílias em actividades geradoras de renda, entre as quais a agricultura, comércio, serviços, artes e ofícios. A componente da Municipalização da Acção Social prevê aproximar os serviços sociais aos cidadãos, através da criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI).
A componente do Cadastro Social Único tem como finalidade criar uma base de dados com informação diversificada sobre a pobreza e vulnerabilidade nas famílias, através da qual o Estado irá traçar as políticas de Protecção Social.