Projecto CRESCER forma inquiridores no Lubango

0
78

Iniciou hoje, 19 de Setembro de 2022, na Reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, Província da Huíla, a formação de inquiridores promovida pelo Projecto Crescer. A formação acontece no âmbito do estudo MuCCua, que pretende realizar intervenções específicas com impacto na prevenção da desnutrição crónica infantil no Sul do Angola e que tem o FAS-Instituto de Desenvolvimento Local para garantir que decorra nos marcos dos acordos assinados. O estudo é feito através de inquéritos, testes de laboratório e medições antropométricas.

Durante seis dias, a formação tem como participantes 40 estudantes de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo no Lubango e 28 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) das comunidades da Jamba e Chicomba. Intensiva, vai permitir que os formandos se apropriem dos aspectos técnicos e comunitários da pesquisa e facilitar a adaptação das ferramentas ao contexto local.

Abertura do acto contou com a presença do Magnífico Reitor da UMN, Sebastião António, Decana da Faculdade de Medicina, Ana Guardado, Chefe do Departamento Provincial do FAS, Frederico Sanumbutue. Estiveram ainda presentes a Directora do Gabinete Provincial da Saúde da Huíla, Luciana Guimarães, Directora do GASFIG e estudantes de Medicina.