FAS: Atletas do Ebo participam do Campeonato Nacional de Xadrez

    0
    295

    Um total de 12 atletas de Xadrez, do Município do Ebo, Província do Cuanza-Sul, enquadrado no Programa Desporto e Cultura, implementado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, participam do campeonato Nacional de Xadrez Infanto juvenil a acontecer no Município da Kibala.

    Com início a 21 de Julho do ano em curso, o Campeonato tem a duração de 7 dias, cujas categorias vão de Sub 8 a Sub 16. Participam do mesmo, atletas das províncias de Luanda, Namibe, Benguela, Cunene, Uíge, Zaire Malanje e Cuanza – Sul, a anfitriã

    Com o objectivo de promover a inclusão social através da massificação da modalidade, o Programa de Xadrez do FAS tem como público alvo crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos de idade, prevendo abranger 300 estudantes em 2023, numa primeira fase, provenientes das escolas do Ensino Primário.

    A par da massificação da modalidade e inclusão social, o Programa procura, igualmente, estimular as capacidades cognitivas dos alunos. Para a sua concretização, o FAS conta com o apoio institucional das respectivas Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que irão disponibilizar os formadores.

    O FAS é agência governamental com autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.