FAS apresenta o KWENDA no Município do Cuvelai

0
227
O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local procedeu, recentemente, à apresentação pública do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, no Município do Cuvelai, Província do Cunene. O Director Provincial do FAS, Eduardo Chilunda, esclareceu como funciona o processo desde a eleição das aldeias à entrega das Transferências Sociais Monetárias, passando pelo cadastramento e confirmação dos nomes das famílias seleccionadas.
Na ocasião, Eduardo Chilunda apresentou o ponto de situação do Programa no Cunene, tendo a sessão culminado com a assinatura do Memorando de Entendimento para operacionalização do KWENDA, entre a Administração Municipal de Cuvelai e a Direcção do FAS no Cunene.
Testemunharam o momento, membros do Concelho de Auscultação das Comunidades, o Administrador Municipal Adjunto, a Directora Provincial do Gabinete de Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG).
O KWENDA é da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País, tem, até ao momento, intervenção em 67 municípios. É avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD pelo Banco Mundial e os 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.
O FAS, agência governamental de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, é o implementador do Programa.