Equipas do FAS da Huíla e Moxico partilham experiências na Cacula

    0
    215

    Uma delegação  encabeçada pelo Director Provincial do Instituto de Desenvolvimento Local – FAS no Moxico, Simão Paiata, trabalhou durante dois dias no Município da Cacula, Província da Huíla, no âmbito da partilha de experiências sobre a Municipalização da Acção Social.

    No terreno, foram feitos contactos com a Direcção do Gabinete de Acção social Família e Igualmente de Gênero (GASFIG) da Huíla e o Concelho Municipal da Cacula. Foi feita, igualmente, visita ao Centro de Acção Social Integrado (CASI) onde a atenção esteve virada  à gestão e ao serviço prestado ao longo dos 2 anos de funcionamento, bem como a articulação institucional ao nível local e a interligação entre as demais componentes do Programa de Fortalecimento da Protecção social – KWENDA.

    A partilha de experiência contemplou uma vsita à comunidade minoritária SAN da Hupa, onde em simultâneo, ocorrem vários processos e intervenções  de diferentes actores em prol do desenvolvimento local e protecção social.

    No final, conclui-se  que a actividade  realizada entre as duas equipas do Leste e Sul de Angola foi um “momento singular”, consubstanciada na aprendizagem mútua e espírito de intercâmbio de ideias em contextos diferentes, fortalecendo a equipa visitante, esta que prevê o arranque  do funcionamento do CASI pra os próximos dias no Município do Luau.

    A Municipalização da Acção social é a terceira componente do Programa KWENDA e visa disponibilizar os serviços essenciais mais perto dos cidadãos. O KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola e visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade, tendo como implementador o FAS.