Cambulo começou a beneficiar das Transferências Monetárias

    0
    72

    Vinte e três mil e novecentos e quarenta e sete é o número de Agregados familiares selecionados para as Transferências sociais Monetárias que arrancaram nesta segunda-feira, 30 de Maio de 2022, no Município de Cambulo, Província da Lunda Norte, no âmbito do KWENDA- Programa de Fortalecimento da Protecção Social.

    Cinquenta e um mil Kuanzas é o valor que cada beneficiário selecionado está a receber em cash, referentes a seis meses, acção que cobre 173 bairros e 4 Comunas.

    As Transferências Sociais Monetárias é a componente do KWENDA que consiste na atribuição de uma renda mensal de 8.500 Kwanzas às famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade.
    O início dos pagamentos foi testemunhado  pelo  Governador Provincial da Lunda – Norte, Ernesto Muangala.

    Para além de Cambulo, a Província da Lunda-Norte conta com o Município do Cuango onde já foram beneficiadas com as Transferências Monetárias  21.299 famílias.

    O Programa comporta igualmente as componentes de Inclusão Produtiva, que visa apoiar as iniciativas económicas das famílias residentes nos municípios alvo do Programa, Municipalização da Acção Social e o Cadastro Social Único. O primeiro visa colocar à disposição dos cidadãos serviços essenciais como a aquisição de Bilhete de Identidade, Cédula Pessoal, entre outros, bem como intermediar conflitos. O segundo está a enriquecer a base de dados sobre a vulnerabilidade nas comunidades angolanas. Essa informação servirá de base para a concepção das políticas públicas.

    O KWENDA é um programa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, sendo financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD do Tesouro Nacional, já está em mais de 40 municípios. Está a ser
    operacionalizado pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.