Banco Mundial inicia missão de acompanhamento ao KWENDA

    0
    165

    Teve início hoje, 31 de Outubro de 2022, na sede do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, em Luanda, mais uma missão do Banco Mundial ao Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA. A missão vai passar em revista todos os aspectos inerentes ao Programa, iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade e implementado pelo FAS, cujo lançamento da Fase Piloto teve lugar em Maio de 2020, no Nzeto, Província do Zaire.

    A missão deve durar uma semana e tem na agenda passagem pelo Interior do País com vista a constatar evidências do referido Programa. Na sessão de abertura, o Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, salientou a importância da misão de acompanhamento ao Programa KWENDA por trazer, sempre consigo, a partilha de informação, revelando-se como espaço de aprimoramento dos mecanismos de execução.

    De cinco municípios na fase piloto, saliente-se, o KWENDA já chegou a 54 municípios, prevendo ultrapassar os 60 até Dezembro de 2022. Pela forma como tem sido implementado, tendo como marca o rigor, disciplina, parcimónia e transparência, é considerado pelo Banco Mundial como uma referência em África na implementação de programas e projectos financiados por esta instituição financeira internacional, que convida o FAS a andar pelo Continente Berço para partilhar a sua experiência em matéria de Protecção Social.